TRIBUTO EM FOCO
Por Prof. Dr. Volney Zamenhof de O. Silva
DIFERENÇA ENTRE IMPOSTOS E TAXAS
É comum e, de certa forma, natural alguém dizer que não gosta de pagar tributo.
Tributo? O que é isto?
Tributo é aquilo que o país recebe com base na lei, ou seja, obriga a todos que paguem algo para que possa se manter e satisfazer as vontades da sociedade.
E quais tipos de tributos existem?
São eles: impostos, taxas e contribuições.
Acontece que este é um mal necessário, ou seja, o valor pago como tributo corresponde a principal fonte de renda do país.
É através dele que a União, os Estados-membros, os Municípios e o Distrito Federal conseguem realizar obras, contratar pessoas, pagar seus servidores e realizar projetos, como por exemplo, “bolsa família”, “Plano de Aceleração do Crescimento – PAC”.
Mas o principal tributo é exatamente o imposto. Sabe porque?
A resposta é simples: porque, por lei, o país não precisa prestar contas exclusivamente a quem o pagou.
Isto não acontece com outros tipos de tributo, isto é, com as taxas ou ascontribuições.
Dois exemplos esclarecem as dúvidas:
a) O proprietário de um imóvel localizado no centro de Bragança Paulista quer construir. O que ele deve fazer? Pedir a um profissional para fazer um projeto e levar este documento à Prefeitura para que seja analisado e aprovado. Mas, para que isto aconteça, é importante que o dono do imóvel pague um valor a Prefeitura, que vai prestar um serviço exclusivamente a ele. Neste caso, o proprietário estará pagando um tributo. Qual? Uma taxa. Então o proprietário foi diretamente beneficiado pela Prefeitura.
b) Com relação ao imposto isto não ocorre. Já ouviu alguém falar que foi beneficiado por pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)? Pois é! Isto não acontece. Então, temos aí um imposto. Assim, o imposto é um tipo de tributo que não beneficia apenas a pessoa que o pagou, pois tem como finalidade atender toda a sociedade, independentemente de quem o pagou.
Então, existe uma grande diferença entre dois tipos de tributo: os impostos e as taxas.
Apesar disto, querendo ou não, é necessário pagar tributos para que o país possa crescer. Afinal, num país capitalista pouco se faz sem dinheiro!
Prof. Volney Zamenhof de Oliveira Silva
Mestre e Doutor em Direito Tributário (PUC/SP)
Professor do curso de Direito da Universidade São Francisco (USF)
Advogado e Consultor Tributário (Zamenhof & Souza Siqueira Advogados)
e-mail: vzos2010@hotmail.com
Artigo publicado aos 27/10/2012, no Braganca Jornal Diário, edição no. 12.897, Caderno B3.